Primeiramente, é preciso compreender que, assim como os documentos brasileiros devem ser legalizados pela Apostila de Haia no Brasil para o seu valor probatório em Portugal, da mesma forma, os documentos portugueses, neste caso os acadêmicos, devem receber tratamento parecido.
Entretanto, enquanto no Brasil este ato pode ser praticado por cartórios, no caso português a Apostila de Haia é certificada exclusivamente pelo Ministério Público, através dos Serviços da Procuradoria-Geral da República, da Procuradoria de Comarcas ou do Tribunal da Relação.
A depender da cidade onde a Apostila de Haia será emitida, o pedido é apresentado numa destas Entidades e tem o custo de 10,20 €.
O agendamento para tratar do assunto, que deve ser pessoalmente, pode ser efetuado online.
As cidades onde o atendimento presencial está disponível são: Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Évora, Funchal (Ilha da Madeira) e Ponta Delgada (Ilha dos Açores).
Portanto, este é o caminho para se obter a validação da autenticidade dos documentos emitidos pelas Instituições de Ensino Superior em Portugal.
Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, contate-nos para um apoio.
A equipe da LBA poderá representar você na solicitação, retirada, legalização e envio postal, ao seu país de origem, de toda documentação acadêmica portuguesa.